• geral@appbg.pt

Reprodução e Fertilidade (Turma 3)

Fonte: https://fertivitro.com.br/reproducao-assistida/, em 2-8-2024)

Cronograma da ação (sessões teóricas online + práticas presenciais):

Data

Horário

Modalidade

16/9

18h00 às 19h45

Online

17/9

18h00 às 19h45

Online

18/9

18h00 às 19h45

Online

19/9

18h00 às 19h45

Online

20/9

9h00 às 12h30 14h30 às 17h30

Presencial (Coimbra)

23/9

18h00 às 19h45

Online

24/9

18h00 às 19h45

Online

25/9

18h00 às 19h45

Online

26/9

18h00 às 19h45

Online

27/9

9h00 às 12h30 14h30 às 17h30

Presencial (Coimbra)

N.º participantes (min/máx): 17/20

N.º horas de formação: 30

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas (até às 19h00 do dia 3-9-2025), por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 6-9-2025);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 90€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 120€

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230 e 520.

Objetivos:
1) Atualizar o conhecimento dos professores em temáticas que são lecionadas no âmbito dos planos curriculares em vigor, tendo por base literatura mais recente na área da biologia da reprodução.
2) Introduzir novos conceitos teóricos relativamente a essas temáticas, que permitam aos formandos alargar a sua abordagem nos conteúdos a lecionar.
3) Providenciar ferramentas e protocolos adequados, que permitam a planificação de aulas práticas diferentes, mais ricas e atuais em sala de aula.

Conteúdos:
MÓDULO 1 - Células estaminais - Desenvolvimento Embrionário / Células Estaminais; Reprogramação Celular e Pluripotência; Método e Desenho Experimental; Preservação da fertilidade.

MÓDULO 2 - O lado feminino e masculino - Foliculogénese / Oogénese; Gâmeta feminino; Espermatogénese; Gâmeta masculino.

MÓDULO 3 - Infertilidade e PMA - Infertilidade masculina; Infertilidade feminina; PMA, Enquadramento legal.

MÓDULO 4 - Comunicação de Ciência - Comunicação em Saúde Reprodutiva; Literacia em Saúde Reprodutiva; Literacia em Saúde Reprodutiva na APF; Comunicação e Educação não formal de ciência.

MÓDULO 5 - Componente prática: - Células estaminais; O lado feminino; O lado masculino; Comunicação de Ciência.

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação (presencial e online).

Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (2 valores) + Trabalho individual (8 valores).

 

Registo: CCPFC/ACC-121036/23
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230 e 520
Formadores: Investigadoras do CNC/CIBB-UC
Local: online e presencial (Coimbra)
Data de início: 2025-09-16 18:00:00
Data de fim: 2025-09-27 17:30:00
Mínimo: 17
Máximo: 20
Data limite de inscrição: 2025-09-12 23:59:00

Inscrever
  • 2025-09-03 11:48:41

Subsites

XIV CONGRESSO APPBG

Biotecnologia: o que produz a ciência e o que ensinamos nas escolas

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade