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X CONGRESSO APPBG

Workshops - 17 ABRIL 2021

14H30 – 16H00 | 16H15 – 17H45

WS1 – Wikis: mediadores tecnológic@s no ensino-aprendizagem de Biologia e Geologia
RUI SOARES
Num contexto atual de rápido desenvolvimento social e tecnológico é necessário que o sistema educativo desenvolva competências nos alunos para beneficiarem de novas formas de construção ativa do conhecimento. As TIC disponibilizam ferramentas para trabalhar em rede, nomeadamente através de software Wiki. Neste workshop apresentam-se a integração curricular e os impactes nos alunos de três atividades Wiki, em Biologia, através de um estudo de caso realizado numa turma do ensino secundário.

WS2 – Sismologia na Escola: como usar dados sísmicos na sala de aula
LUÍS MATIAS
Neste workshop serão apresentadas várias formas de participação das Escolas na observação sísmica, demonstrando-se algumas atividades com recurso ao computador pessoal e a ligação à Internet. Após uma curta introdução ao projeto português de Sismologia nas Escolas, serão apresentados os princípios de funcionamento dos sismómetros e o sistema de gravação de dados. Vários tipos de estacões sísmicas básicas podem ser construídas nas escolas ou compradas comercialmente. Iremos detetar, analisar e localizar um sismo recente usando o Jamaseis. Antes da sessão, os participantes terão de instalar o software e copiar os ficheiros de exemplo.

WS3 – Construção de jogos didáticos
ANA PERPÉTUO
Nesta atividade vamos explorar materiais criados por alunos do secundário no âmbito da Geologia para alunos do 1º ciclo. São atividades que envolvem a programação de robots e promovem o raciocínio computacional e jogos com perguntas em aplicações digitais.

WS4 – Aprender às voltas com o rio Almonda
MARGARIDA OLIVEIRA
Este projeto interdisciplinar envolveu seis disciplinas de uma turma de 8.º ano, e foi construído a partir de um problema, como podemos voltar a aproximar a população do rio? Procurou-se mobilizar conhecimentos, capacidades e atitudes em torno de um contexto local, contribuindo para o desenvolvimento de uma cultura de participação cívica. Para além de promover as aprendizagens dos conteúdos das disciplinas envolvidas, propiciou o desenvolvimento das competências previstas no Perfil dos Alunos.

WS5 – Espreitar para dentro da Terra
GINA CORREIA
Nesta oficina serão dinamizadas atividades práticas que colocam em destaque as principais características da estrutura interna da Terra e algumas das evidências que temos para o seu conhecimento. Propostas que contribuirão para o ensino e aprendizagem de aspetos acerca do estado físico e espessura das camadas, e as dimensões da Terra. Estas atividades poderão ser realizadas em contexto curricular ou num clube de Ciência e requerem a utilização de materiais acessíveis e pouco dispendiosos.

WS6 – BLOOM – Um projeto de BioEconomia
MARTA AZEVEDO
Neste workshop, consubstanciado num projeto piloto europeu da European Schoolnet (BLOOM), explorar-se-á a implementação de estratégias promotoras de aprendizagens ativas com aplicação do conceito de BioEconomia na disciplina de Biologia e Geologia, em estreita articulação com Física e Química A.

WS7 – O ensino prático em Biologia e Geologia e o relatório “V de Gowin”: um casamento ‘fora de moda’ ou ‘mal resolvido’?
DIANA SOARES, PAULO MAGALHÃES, BETINA LOPES, ISABEL ABRANTES
Um dos recursos didáticos recomendados para aulas práticas no ensino secundário é o relatório do tipo “V de Gowin”. Este recurso, quando utilizado segundo os pressupostos de David Gowin e Jospeph Novak tem o potencial de promover aprendizagens significativas. Neste workshop problematiza--se a utilização do V de Gowin, à luz das principais modelos de aprendizagem, e exploram-se estratégias de abordagem, nomeadamente no que respeita à (formulação da) Questão-Problema.

WS8 – Estratégias para a promoção do Questionamento
LEONEL ROCHA
A investigação educacional evidencia que os alunos, à medida que progridem na escolaridade, fazem cada vez menos perguntas. Parece que a instituição escolar é percecionada como um local onde os alunos vão para aprender respostas a perguntas que não fazem. Se quisermos que os alunos aprendam a pensar, então temos de estimular a sua capacidade de fazer perguntas e melhorar a qualidade das mesmas. Propomos uma reflexão sobre a importância do questionamento no processo de ensino e de aprendizagem apresentando algumas estratégias práticas que podemos utilizar com os alunos em sala de aula presencial e/ou online.

WS9 – Geoparks Mundiais da UNESCO e o Outdoor Learning
MAGDA FERNANDES, HUGO GOMES, LUCAS CEZAR, FÁBIO LOUREIRO, EMANUEL DE CASTRO
Este workshop pretende demonstrar a importância dos Geoparks Mundiais da UNESCO na planificação e realização de visitas de estudo, uma vez que estas contribuem para a promoção da interdisciplinaridade e da flexibilidade curricular e constituem uma metodologia motivadora e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem das Geociências, pois promovem o contacto com o património natural, permitindo que os alunos observem in situ os fenómenos geológicos e a biodiversidade, promovendo a sustentabilidade e o gosto pela natureza.

 

  • 2021-03-21 12:50:00

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Planeta Terra - A nossa casa comum

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Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade