• geral@appbg.pt
Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

Oradores

MARIA JOÃO HORTA

Estudou Geologia na Universidade de Coimbra (1988), fez Mestrado em Didática das Ciências na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (2002) e concluiu o Doutoramento em TIC e Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (2012).

Desenvolve trabalho de investigação na área da educação e das TIC com trabalhos científicos publicados em revistas da área.

Integrou o Grupo de Trabalho que teve como missão a definição do perfil de saída dos jovens no final de 12 anos de escolaridade obrigatória, grupo nomeado pelo Sr. Secretário de Estado da Educação, através do Despacho n.º 9311/2016, de 21 de julho.

ARIANA COSME

Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, fez um Pós-Doutoramento no campo da Formação de Professores na Pontifícia Universidade católica do Paraná, Brasil, onde é professora visitante.

Professora na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto onde coordena (em colaboração) o Observatório de Vida das Escolas integradado no CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas.

Autora de obras que se debruçam sobre a problemática da mediação educativa e pedagógica e a reconfiguração da profissão docente, desenvolve essa reflexão sobretudo no domínio do Ensino Básico e Secundário, o que justifica a intervenção que tem vindo a desenvolver como formadora e consultora de escolas inseridas em Territórios Socialmente Vulneráveis (os TEIP) e em Projetos de Inovação Pedagógica (os PPIP).

Consultora do PAFC, Projeto Piloto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, a convite do Ministério da Educação.

EUGÉNIA CÂNDIDO

Licenciada em Ensino da Biologia, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, formadora certificada em “Didáticas Específicas – Biologia” e actualmente exerce funções técnicas na Direção Geral de Educação, como professora requisitada.

ALCINA MENDES

Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário do quadro do Agrupamento de Escolas de Ílhavo.

Licenciada em Biologia pela Universidade de Coimbra. Mestre em Supervisão e Doutora em Didática e Formação (ramo de supervisão) pela Universidade de Aveiro. Membro do CIDTFF da Universidade de Aveiro. Autora e coautora de comunicações e de publicações em revistas e livros, na área da educação em ciências.

Formadora de professores (formação inicial e contínua) e consultora de formação de centros de formação de associação de escolas.

Coautora de programas de Biologia para o ensino secundário (10º, 11º e 12º anos) de Portugal e de Timor-Leste.

Coautora das aprendizagens essenciais de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos) e de Biologia (12.º ano).

DORINDA REBELO

Professora do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, no Agrupamento de Escolas de Estarreja, licenciada em Biologia e Geologia, mestre em Supervisão e Doutora em Didática e Formação (ramo de supervisão) pela Universidade de Aveiro. Membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro. Com numerosas comunicações apresentadas em encontros nacionais e internacionais e com várias publicações em revistas e livros. Coautora do programa, manuais do aluno e guias do professor da disciplina de Geologia, no âmbito da Reestruturação do Ensino Secundário de Timor-Leste. Coautora de programas nacionais, nomeadamente, das disciplinas de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos) e de Biologia (12.º ano). Coautora das aprendizagens essenciais de Biologia e Geologia (10.º e 11.º anos) e de Biologia (12.º ano). Com larga experiência ao nível da formação de professores, inicial e contínua.

HUGO LAUREANO

Mestre em Ciências da Educação. Pós-graduado nas áreas de Ambiente, Ordenamento do Território, Administração e Gestão Escolar. Licenciado em Geologia pela Universidade de Coimbra.

Lecionou no Ensino Superior (Universidade de Coimbra) em disciplinas das licenciaturas de Biologia e Geologia. Atualmente é professor no Colégio da Rainha Santa Isabel e Diretor Geral na empresa Reciclaureano - Gestão de Resíduos, Lda.

Foi membro da Direção Nacional da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG), desde 2001 até 2018, eleito em 9 mandatos consecutivos.

É formador de Professores, credenciado pelo centro Científico-Pedagógico de Formação Contínua.

Autor de diversos artigos pedagógicos e científicos publicados nos boletins da APPBG.

MARGARIDA MORGADO

Professora do Quadro de Escola do Grupo 520, na Escola Secundária Viriato (Viseu). Assessora do Diretor da Escola Secundária Viriato para apoiar os professores na efetivação da Autonomia e Flexibilidade Curricular e da Educação Inclusiva. Licenciatura em Biologia – Ramo Educacional em 1993 (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra), mestrado em Ensino de Geologia e Biologia em 2001 (Universidade de Aveiro) e doutoramento em Didáctica em 2010 (Universidade de Aveiro). Integra o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro onde tem desenvolvido vários projetos. Apresentou várias comunicações em Congressos/Encontros realizados em Portugal e no estrangeiro, relativas às investigações que tem desenvolvido. Dinamizou numerosas ações de formação contínua de professores na região centro do país, na área do Trabalho de Campo, do Trabalho Prático, dos programas de Biologia e Geologia do Ensino Secundário, das metas curriculares de Ciências Naturais (2º e 3º ciclos) e da Educação para a Sustentabilidade. Co-autora do programa, dos manuais escolares e dos guias para professores da disciplina de Geografia do Ensino Secundário (10º, 11º e 12º anos) de Timor-Leste. Backoffice (supervisora) da formação contínua de professores de Geografia em Timor-Leste. Co-autora das metas curriculares da disciplina de Ciências Naturais (2º e 3º ciclos do Ensino Básico). Integrou a equipa da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia que colaborou na elaboração das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais (3º ciclo), projeto coordenado pela Direção Geral de Educação.

  • 2018-12-19 17:59:00

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

XII CONGRESSO APPBG

Planeta Terra - A nossa casa comum

XI CONGRESSO APPBG

Risco Diferentes abordagens no quotidiano do professor de Biologia e Geologia

X CONGRESSO APPBG

Ciências da Terra e Ciências da Vida: Ensino, Aprendizagem e Avaliação - tendências e perspetivas

Jornadas de Refelexão - Outubro 2014

JORNADAS DE REFLEXÃO: "METAS, PROGRAMAS E EXAMES NACIONAIS DE BIOLOGIA E GEOLOGIA - TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS" 11 de OUTUBRO de 2014

IX CONGRESSO APPBG

SUSTENTABILIDADE NA TERRA: DESAFIOS À GEOLOGIA E À BIOLOGIA

Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade