Parecer acerca da Prova de Exame Final Nacional do Ensino Secundário Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 1.ª Fase 2018

Após análise rigorosa e detalhada da prova e auscultados os associados, consideramos que esta está globalmente de acordo com os programas homologados da disciplina, assim como articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P.


Registamos igualmente um equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10.º/11.º ano, seja nos seus diversos temas, assim como na avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.  
O nível de complexidade geral da prova afigura-se-nos adequada aos programas vigentes, às aprendizagens efetuadas e ao nível etário a que é aplicada.


Da apreciação efetuada apresentamos alguns contributos e comentários reflexivos face aos seguintes itens:
II.1 - Entendemos que o objetivo requerido no item é pouco significativo face ao procedimento experimental e aos resultados obtidos e descritos nos documentos de suporte.
III - A nota apensa à figura 3, apesar de cientificamente correta, não se nos afigura relevante para a interpretação do enunciado e dos itens, no contexto do programa da disciplina, podendo levar a equívocos na interpretação da afirmação II do item 6.
IV.3 - Tratando-se de um item interpretativo (salvaguarda-se a pertinência destas competências no âmbito de uma disciplina de cariz científico), a informação fornecida no suporte sobre a localização da válvula no peixe entende-se insuficiente para o seu posicionamento rigoroso na cavidade bucal, o que confunde a correta interpretação e resolução do requerido.
IV.4 - Consideramos que a afirmação requerida carece de precisão de linguagem científica, uma vez que não é a filtração que se altera nos peixes desta espécie (no âmbito de um processo de osmorregulação), mas sim a própria dimensão do glomérulo. Esta, sendo mais reduzida, torna a filtração glomerular diminuída. No entanto, entendemos que este facto não inviabiliza a seleção da opção correta.


Nota: A análise da componente de Geologia foi realizada em colaboração com a Associação Portuguesa de Geólogos.

 

Coimbra, 27 de junho de 2018 A Direção Nacional da APPBG

Parecer (PDF)