Comunicado - novos corpos sociais

No dia 27 de março de 2018 foram eleitos em Assembleia Geral para o biénio 2018-2020 os novos corpos sociais da Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG).

Os objetivos desta nova equipa, para este biénio, passam por aumentar e diversificar as atividades promovidas pela associação, com vista a incrementar a representatividade da APPBG.

São ainda objetivos fundamentais desta nova direção, o reforço em áreas como as parcerias com instituições ligadas à Educação em Portugal, como são exemplo as relações com a DGE (Direção Geral de Educação), o IAVE (Instituto de Avaliação Educativa, I.P.) e a EMEC (Editorial do Ministério da Educação e Ciência), bem como com os departamentos/faculdades das diversas instituições de ensino superior em Portugal.

Das atividades recentes promovidas pela APPBG destaca-se o lançamento recente do livro de preparação de exames (2012-2017), com resoluções integrais, para alunos e professores do ensino secundário, estando para breve o lançamento do volume 2006-2011. Salienta-se igualmente o VIII Congresso APPBG: A aprendizagem dos extremos – Perspetivas, que decorrerá no dia 21 de abril, no auditório do ISCAC/Coimbra Business School. Este contará com um painel dedicado à vida em ambientes extremos e outro dedicado à neurociência e aprendizagem nos extremos. De entre os palestrantes convidados constará o Professor Richard B.  Hoover, ex-Diretor do Centro de Astrobiologia da NASA, que irá apresentar algum do trabalho que tem vindo a realizar sobre a vida no cosmos.

Comunicado (PDF)
Inquérito - identificação das aprendizagens essenciais do currículo de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia

Em outubro de 2016, a Direção Geral de Educação (DGE) tornou público o projeto Currículo: identificação das aprendizagens essenciaispara ser desenvolvido com a colaboração de diversos agentes entre os quais as associações de professores. Neste contexto, a Associação Portuguesa de Professores de Biologia e Geologia (APPBG) foi convidada a participar no referido projeto, ao qual aderiu, tendo constituído as equipas de colaboradores e definido as estratégias que considerou mais adequadas.

Satisfazendo a solicitação da DGE, a APPBG pretende promover uma reflexão ampla entre os professores dos grupos sobre as aprendizagens essenciais do currículo de Ciências Naturais e de Biologia e Geologia que integram, respetivamente, a área de Estudo do Meio do 1º ciclo do ensino básico, a disciplina de Ciências Naturais do 2º e 3º ciclos do ensino básico e as disciplinas de Biologia e Geologia (10 e 11º anos), de Biologia (12º ano) e de Geologia (12º ano) do ensino secundário. 

A proposta final da APPBG deverá identificar as aprendizagens essenciais relacionadas com as metas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico, e com os documentos curriculares de referência no 1º ciclo do ensino básico e no ensino secundário. Estas aprendizagens serão as que considerarmos estruturantes e indispensáveis para uma compreensão integrada dos conteúdos e a concretização das finalidades, objetivos e competências inerentes aos respetivos programas. A proposta deverá ainda identificar as aprendizagens essenciais ausentes naqueles normativos mas que se consideram relevantes para a formação dos alunos e que justificam a sua inclusão no ensino das respetivas disciplinas. 

Atendendo à relevância deste trabalho a APPBG gostaria de contar com a opinião dos professores dos grupos 230 e 520 que, no contexto das suas escolas, lecionam as disciplinas de Ciências Naturais (do 5º ao 9º ano de escolaridade), Biologia e Geologia 10º e 11º, assim como Biologia 12º e Geologia 12º (ensino secundário), para a definição das aprendizagens essenciais nestas disciplinas. 

Neste sentido convidamo-lo a responder a este inquérito, agradecendo desde já a sua colaboração.

Visitas de estudo ao Planetário de Coimbra e ao Observatório
O Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra anunciou que se encontram abertas as reservas para visitas ao Observatório e ao Planetário de Coimbra. 
 
Nas visitas de estudo ao Observatório, os alunos poderão assistir a sessões de planetário digital ao vivo adaptadas aos programas curriculares — da fisico-química à matemática, do estudo do meio às ciências naturais, da educação tecnológica às tecnologias da informação e comunicação, da geografia à biologia e geologia, sem esquecer a filosofia!
Ficarão também a conhecer a cúpula astronómica, o espetro-heliógrafo e a coleção museológica e assistirão a uma palestra/atelier de astronomia.
 
Para mais detalhes sobre o tema das visitas, duração e preços, clique aqui.
 
Para efectuar as reservas, poderá usar os seguintes contactos: 239 242 744, observatorio@mat.uc.pt
APPBG participa em conferência da Direção-Geral da Educação

A APPBG participou no dia 30 de abril no Auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian, na Conferência subordinada ao tema: Currículo para o Século XXI: competências, conhecimentos e valores numa escolaridade de 12 anos, organizada pela Direção-Geral da Educação.

Livro: Biologia e Geologia 10.º e 11.º Anos - Exames Nacionais 2010-2015
 
Resultante de uma parceria entre a APPBG e a Editorial do Ministério da Educação e Ciência, apresentamos uma publicação, destinada a alunos e professores, que estará brevemente à venda online e nas livrarias.

A mais valia deste projecto reside no facto de apresentar as provas completas, acompanhadas de resoluções detalhadas para todos os itens dos exames nacionais desde 2010 a 2015, incluindo as 1.ª e 2.ª fases e épocas especiais, bem como um índice remissivo onde se poderão encontrar os itens relativos aos conteúdos programáticos que se pretendam trabalhar.

Sendo um livro que poderá ser utilizado na preparação dos exames nacionais de Biologia e Geologia, pretende-se que seja fundamentalmente um instrumento de trabalho que visa o estudo autónomo do aluno e uma ferramenta de trabalho de auxílio ao professor.

Agradecemos desde já a Vossa atenção, estando receptivos a todas as propostas para a melhoria deste projecto.

A equipa autoral
APPBG
 
Brevemente disponível em: