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Parecer acerca da Prova de Exame Nacional do Ensino Secundário - Prova Escrita de Biologia e Geologia 702 - 2ª Fase 2014

Globalmente, a prova apresenta-se equilibrada, balizada pelos programas homologados da disciplina, assim como bem articulada com a informação-exame divulgada pelo IAVE, I.P..


 


Registamos igualmente um correto equilíbrio entre as componentes de Biologia e Geologia, na diversidade dos conteúdos avaliados, seja de 10/11º ano, seja nos seus diversos temas, assim como a avaliação de competências nos domínios concetual e procedimental.


 


Apesar de manter a tendência positiva, já identificada na prova da primeira fase, no que concerne ao maior grau de adequação e equilíbrio relativamente ao programa e às aprendizagens dos alunos e à melhoria da conceção, da estrutura geral e da formulação dos itens, esta prova apresenta um nível interpretativo mais elevado, incidindo em conteúdos e conceitos mais específicos, que elevam o nível de dificuldade geral da prova.


 


Entendemos que os critérios gerais e específicos de classificação, são coerentes cientificamente e globalmente adequados ao âmbito das questões.


 


Em relação aos itens propriamente ditos, alguns suscitam a nossa reflexão/comentário:


 


Grupo II - o suporte documental destaca-se pela sua maior extensão e complexidade, que mobiliza uma análise interpretativa significativamente mais elaborada, com alguma terminologia menos adequada ao programa e aprendizagens dos alunos ("radiância", "emergiram") e que não está suficientemente explícita nos documentos.


 


Grupo II, item 2 - a formulação inclui a opção "presença ou ausência de endossimbiontes", identificada como resolução do item. Porém, tal opção refere-se a um resultado experimental, dado que a presença de endossimbiontes é uma consequência da ausência de antibióticos, não constituindo, em si, uma condição diretamente manipulável no protocolo, como é próprio de uma variável independente. Assim, a resolução do item é possível embora num contexto de menor rigor científico.


 


Grupo III, item 8 - a utilização do termo "litologias" no enunciado, ao requerer a sua equivalência a produtos vulcânicos como escoadas e piroclastos, não se revela adequada, considerando que pode remeter o aluno para a identificação de rochas (litologias) que não se encontram expressas no documento.




A Direção Nacional da APPBG

2014 - Ano Internacional da Cristalografia

2014 é o Ano Internacional da Cristalografia (AICr),
iniciativa que será promovida em Portugal pelo Comité Nacional para o PIGC
(Programa Internacional de Geociências da UNESCO).


Como forma de ajudar na divulgação do AICr, o Comité produziu
a brochura oficial em língua portuguesa que se encontra em anexo.


Mais informações aqui e aqui.

 

Links de Instituições

Aquário Vasco da Gama Online

European Environment Agency

Museu Nacional de História Natural (Smithsonian Institution)

Museu Nacional de História Natural (Lisboa)

NASA

National Geographic Society

Recursos para Biólogos

Ciência Viva

Visionarium



3/11/2008

Links de Matérias

Terra

European Southern Observatory
www.fourmilab.ch/solar/solar.html href="http://www.geo.mtu.edu.volcanoes/" target="_blank">
www.spaceart.com/solar/portug/homepage.htm
www.volcano.si.edu/gvp/ />


 

Origem da Vida

www.ucmp.berkeley.edu/


 

Célula

www.mblab.gla.ac.uk/~julian/Dict.html
www.pbs.org/wgbh/pages/nova/odyssey/nilsson.html


 

Biomoléculas

www.accessexcellence.org/AB/GG.....



10/3/2011

 

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