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“Mudanças climáticas ao longo da história da Terra. Evidências a partir do registo geológico” (Turma 2)

https://www.reddit.com/r/geology/comments/9jgmgw/yikes_proofread_those_gssp_golden_spikes_forgot/

Datas:
- 11-9-2021 (online): 9h30-12h30 e 14h30-17h30
- 18-9-2021 (saída de campo): saída às 8h30 e chegada prevista às 18h30 (local de encontro: Exploratório de Coimbra)

N.º participantes (min/máx): 17/25

N.º horas de formação: 15

Abertura de inscrições: 30 de julho às 19h00

Fecho das inscrições: 5 de setembro às 23h59

Condições de admissão e critérios de seriação dos candidatos:
a) 1.ª Prioridade - associados da APPBG com as quotas atualizadas, por ordem de inscrição (prioridade até às 23h59 do dia 6 de agosto);
b) 2.ª Prioridade - associados da APPBG em situação irregular e não associados, por ordem de inscrição.
 

Preço da ação:
Associados da APPBG com as quotas atualizadas = 60€
Associados da APPBG em situação irregular e não associados = 80€

Nota:
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação de formação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.
Para efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para a progressão em carreira de Professores dos Grupos de Recrutamento 230, 420 e 520.

Objetivos e sinopse:
As alterações climáticas, que são uma realidade no mundo atual, fazem-nos remontar à longa história da Terra, que é pródiga em eventos de mudança à escala global e com claros impactos na biosfera. E, pela força da natureza, sem a ação humana. Nestes episódios incluem-se, por exemplo, os casos clássicos das transições Pérmico-Triásico, Triásico-Jurássico e Cretácico-Paleogénico, mudanças que ficaram preservadas de modo bastante diferenciado nas rochas, através de assinaturas bióticas e abióticas. Não se inserindo em nenhum dos eventos principais que assolaram a Terra, o território português tem a particularidade de registar, de modo exemplar e fortemente sustentado cientificamente, o designado evento anóxico oceânico do Toarciano (~183 milhões de anos). Um intervalo de tempo que está associado a uma não menos importante extinção em massa, a intensa atividade vulcânica, anoxia, aumento da temperatura e acidez da água do mar. Um conjunto de efeitos de causalidade, interligados, e que têm no registo geológico a sua assinatura.

Com esta ação, que terá uma componente de campo importante na observação do registo geológico de um dos eventos mais marcantes do Mesozoico, pretende-se que os formandos:
i) Adquiram e cimentem conceitos relativos à interação entre os diversos sistemas do planeta Terra;
ii) Adquiram e cimentem conceitos relativos aos principais eventos globais ocorridos na história da Terra;
iii) Desenvolvam competências relativas à análise do registo sedimentar no campo;
iv) Apoiados na análise do registo sedimentar (também paleontológico e geoquímico), in situ, desenvolvam uma análise crítica quanto aos principais mecanismos naturais que interferem nas alterações climáticas ocorridas no passado;
v) Adquiram uma visão integradora sobre o evento oceânico anóxico do Toarciano registado em Portugal.

Componente Teórica:
Em contexto de sala de aula serão apresentados os conteúdos teóricos associados às grandes mudanças globais verificadas ao longo da extensa história da Terra (Stanley, 1999; Kump et al., 2004). 1) A interação entre os sistemas litosfera-atmosfera-oceanos-biosfera; 2) A importância dos isótopos estáveis de carbono e de oxigénio; 3) Os principais eventos da história da Terra, onde se incluem grandes mudanças climáticas com impactos na biosfera: 3.1) O surgimento das cianobactérias no Arcaico e a sua contribuição para a oxigenação da atmosfera; 3.2) O “snowball Earth”; 3.3) A radiação biológica no Câmbrico; 3.4) A grande extinção do Ordovícico terminal; 3.5) A grande extinção do Devónico superior; 3.6) O Carbónico; 3.7) A grande extinção do Pérmico-Triásico; 3.8) A grande extinção do Triásico-Jurássico; 3.9) A grande extinção do Cretácico-Paleogénico; 3.10) O evento climático Paleocénico/Eocénico; 3.11) As glaciações do Plistocénico; 3.12) Variações climáticas do Holocénico; 4) Os casos dos eventos oceânicos anóxicos; 5) O caso concreto das mudanças globais do Toarciano Inferior e a importância do registo sedimentar português.

Componente Prática:
Saída de campo na região entre Coimbra e S. Pedro de Moel, com observação de afloramentos do Triásico superior-Jurássico. Aspetos particulares da variabilidade sedimentar e do seu significado paleoambiental. Particular ênfase no registo da passagem Triásico-Jurássico (região de Coimbra) e no Evento oceânico anóxico do Toarciano inferior (Rabaçal e Coimbra). Este último, ilustrando evidências sedimentares, paleontológicas e geoquímicas de excelência no registo sedimentar português (Duarte et al., 2017, 2018a, 2018b).

Regime de avaliação: Os formandos serão avaliados na escala de 1 a 10, de acordo com o despacho n.º 4595/2015, do Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A avaliação dos formandos depende da frequência mínima de 2/3 das horas de formação presencial.

Critérios de avaliação: Empenho e participação nas sessões (25%) + Trabalhos produzidos nas sessões (25%) + Trabalho final individual sobre a formação vivenciada (50%).

Registo: CCPFC/ACC-105044/19
Modalidade: Curso de Formação
Destinatários: Professores dos grupos 230, 420 e 520
Formadores: Professor Doutor Luís Vítor Duarte (DCTUC)
Local: Online + saída de campo
Data de início: 2021-09-11 09:00:00
Data de fim: 2021-09-18 18:30:00
Mínimo: 17
Máximo: 25
Data limite de inscrição: 2021-09-05 23:59:00

  • 2021-12-08 11:27:07

Subsites

XIII CONGRESSO APPBG

Paleontologia: dois mundos em interação

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Planeta Terra - A nossa casa comum

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Autonomia e Flexibilidade Curricular, Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos

encontro destinado aos docentes dos grupos de recrutamento 110 (1º CEB), 230 e 520 (Ciências Naturais | Biologia e Geologia). Formação privilegiada, objetivando um debate aprofundado em torno do Perfil dos Alunos e do Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular, assim como das Aprendizagens Essenciais nos diferentes ciclos de escolaridade